A cidade de Francisco Beltrão, confirmou nesta semana o primeiro caso de chikungunya registrado no interior do município. A informação foi divulgada pela secretária municipal de Saúde, Cinthia Ramos, durante entrevista à Rádio Onda Sul FM. O caso foi identificado na comunidade do Km 20, área rural do município, e envolve uma idosa que passa bem, segundo a secretária.
“A área rural antes apresentava índices muito baixos de infestação e de casos positivos. Agora, além da dengue, já temos também a confirmação de chikungunya”, alertou Cinthia. Ela reforçou que o novo cenário exige atenção redobrada da população, inclusive nas localidades mais afastadas do centro urbano.
Apesar da queda expressiva nos casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2024 — foram cerca de 7 mil casos no ano passado, contra 260 até agora em 2025 —, a Secretaria de Saúde mantém a preocupação. “Neste ano, felizmente, não tivemos nenhum óbito. No ano passado, foram 22”, relembrou.
O bairro São Miguel lidera o número de confirmações de dengue em 2025. A prefeitura segue realizando ações como aplicação de fumacê, recolhimento de entulhos, palestras nas escolas e orientações em unidades de saúde.
Cinthia também destacou a importância dos cuidados dentro de casa: “Peço que cada um tire 10 minutinhos da semana para verificar o quintal, os ralos, vasos sanitários que não estão sendo usados, calhas e piscinas. Mesmo no frio, a piscina precisa de manutenção. Só o poder público não consegue combater o mosquito sozinho”.
A secretária fez ainda um alerta sobre os sintomas que devem levar a população a procurar atendimento médico: febre alta repentina, dores nas articulações, vermelhidão nas extremidades e dor no corpo. “O tratamento é basicamente hidratação, analgésico e antitérmico, mas é fundamental o acompanhamento com exames laboratoriais”, afirmou.
A expectativa da Secretaria é que a curva epidemiológica da dengue siga em alta até o fim de abril, com tendência de queda apenas a partir de maio.
Onda Sul Fm