Neste acidente, em 22 de outubro de 2024, na PR 180, trevo de acesso a Verê, morreram Juraci Moreira, 65 anos, e Clari Machado Moreira, de 60 anos, moradores de Foz do Iguaçu. Foto: Michelle Arenza/ RPC.
JdeB – A Comissão Intersetorial de Prevenção a Sinistros e Segurança no Trânsito divulgou um levantamento sobre os acidentes fatais registrados em Francisco Beltrão em 2024. O estudo analisou 21 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito ao longo do ano, número inferior ao registrado em 2023, quando ocorreram 35 mortes — uma redução de 40%.
Dos 21 óbitos registrados em 2024, 16 ocorreram em rodovias e 5 em área urbana. Em 2023, a área urbana registou 10 mortes, o dobro do que foi somado no ano passado.
Um dos dados que mais chamaram a atenção na análise foi a faixa etária das vítimas. Ao contrário do que geralmente ocorre no trânsito, onde os jovens costumam ser os mais atingidos, a maioria das vítimas fatais em 2024 tinha mais de 50 anos. Das 21 mortes registradas, 12 (57%) ocorreram nessa faixa etária.
Principais fatores de risco
O estudo também apontou como principais causas dos acidentes fatais. Entre os fatores identificados estão: invasão de pista contrária, desrespeito à via preferencial, ultrapassagem em locais proibidos, excesso de velocidade, embriaguez ao volante, travessia ou circulação em locais inadequados, visibilidade/iluminação prejudicada, falta de atenção, não observância da distância mínima de segurança, motoristas inabilitados, não uso do cinto de segurança, uso incorreto do capacete, falta de manutenção preventiva e condições clínicas dos motoristas.
A Comissão reforça que o fator humano segue como principal causa dos sinistros. Por isso, a orientação a todos os motoristas e pedestres é para adotarem uma postura prudente no trânsito, respeitando a sinalização, os limites de velocidade e a segurança dos ciclistas e motociclistas. Além disso, alerta para os riscos do uso do celular ao dirigir e do consumo de álcool antes de dirigir veículos.
A Comissão Intersetorial de Prevenção a Sinistros e Segurança no Trânsito é coordenada pelo Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) e conta com a participação de representantes do Pelotão de Trânsito do 21° BPM, Polícia Civil, Samu, Corpo de Bombeiros, DER, BPRV, Vigilância Sanitária e Oitava Regional de Saúde.