Caminhão que transporta transformador de Itaipu é parado pela terceira vez
Publicado em 14/02/2025 20:31
REGIONAL

 

Caminhão que transporta transformador de Itaipu é parado pela terceira vez

O caminhão que transporta um transformador de 122 toneladas da usina de Itaipu foi interrompido pela terceira vez nesta sexta-feira (14). A nova parada ocorreu na divisa entre Paraná e Santa Catarina, próximo à BR-153.

Desta vez, a interrupção aconteceu porque a empresa responsável pelo transporte solicitou o acompanhamento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Santa Catarina. No entanto, devido ao atraso na viagem, ajustes na programação da PRE são necessários. Por isso, o caminhão deverá permanecer parado até segunda-feira (17), aguardando o retorno da polícia catarinense para seguir viagem.

Essa não é a primeira vez que o transporte enfrenta problemas. A primeira parada ocorreu devido à falta da Autorização Especial de Transporte (AET), exigida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para veículos de grandes dimensões. Sem o documento, a carreta ficou parada por 18 dias às margens da PR-493, após ser interceptada pela PRE. O transporte só pôde ser retomado na terça-feira (11), após a emissão da autorização e o pagamento de uma taxa de R$ 2,5 mil.

Poucos quilômetros depois, uma nova interrupção ocorreu quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) questionou se a carreta conseguiria passar sob uma passarela em Pato Branco. Como a altura do veículo era praticamente igual à do obstáculo, a viagem foi interrompida novamente para medição. Após a confirmação de que a passarela era mais alta que a carreta, o transporte foi liberado e retomado na quinta-feira (13).

O transformador está sendo levado em uma carreta com 124 rodas e saiu de Foz do Iguaçu no dia 18 de janeiro. A previsão inicial era de que a viagem durasse cerca de 20 dias, já que o veículo não pode ultrapassar a velocidade de 40 km/h. O destino final é a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, onde o equipamento passará por manutenção.

 

Comentários

Chat Online