

Veículos abandonados passam a ser alvo de fiscalização em Francisco Beltrão
Agentes do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) e policiais militares do 21º Batalhão da Polícia Militar iniciaram nesta terça-feira (23) uma ação conjunta para identificar e remover veículos com características de abandono nas vias públicas de Francisco Beltrão.
A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de circulação nas ruas e avenidas do município, além de contribuir para a segurança, a limpeza urbana e a saúde pública.
Segundo o diretor do Debetran, Ian Drehmer, a presença de veículos abandonados é uma demanda antiga e motivou a parceria entre o órgão de trânsito, a Polícia Militar e a 30ª Ciretran.
De acordo com ele, os proprietários dos veículos identificados serão notificados e receberão um adesivo com prazo de 10 dias para regularizar a situação ou retirar o veículo da via pública. Caso a determinação não seja cumprida dentro do prazo estabelecido, a Polícia Militar realizará a remoção para o pátio da 30ª Ciretran.
Medida tem respaldo no Código de Trânsito Brasileiro
A fiscalização é amparada pelo artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que permite a remoção de veículos abandonados ou sinistrados para depósito indicado pelo órgão de trânsito, independentemente da existência de infração.
O soldado Bernardi, integrante do Grupamento de Operações de Trânsito (Gotran) do 21º BPM, destacou que a via pública não deve ser utilizada como local de depósito de veículos.
"A via pública deve atender ao interesse coletivo. Por isso, orientamos os proprietários a retirarem os veículos em situação de abandono e destiná-los a locais apropriados, como terrenos particulares ou oficinas mecânicas", explicou.
Após o prazo de 10 dias, os veículos que permanecerem nas ruas poderão ser removidos para o pátio da Ciretran.
A operação também foi viabilizada pela ampliação da capacidade do pátio da 30ª Ciretran, após a retirada de veículos por meio dos procedimentos legais, incluindo leilões.
A fiscalização será realizada continuamente em diversos pontos da cidade, com base em levantamentos dos órgãos envolvidos e também em denúncias da população.
Os moradores podem colaborar informando aos órgãos responsáveis a localização de veículos com características de abandono.
Fonte: Assessoria