Primeira onda de calor de 2026 deve atingir o Paraná a partir desta terça-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a primeira onda de calor de 2026, que deve atingir áreas do Paraná, além de regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O aviso é classificado como vermelho – grande perigo e é válido entre esta terça-feira (3) e sábado (7). De acordo com o Inmet, a onda de calor será caracterizada por temperaturas cerca de 5 °C acima da média, persistindo por mais de cinco dias, o que aumenta significativamente os riscos à saúde.
No Paraná, as regiões mais afetadas devem ser o Sudoeste, Sul, Sudeste e Centro-Sul. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o alerta alcança áreas do Oeste e Norte catarinense, além de regiões serranas, noroeste, centro-ocidental e sudeste gaúchas.
Além do calor intenso, o Inmet também mantém alerta laranja para tempestades em quase todo o estado do Paraná, com exceção das regiões Norte e Noroeste, válido até o fim desta terça-feira.
O instituto recomenda atenção redobrada, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, além de cuidados como hidratação constante e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
Diário da Informação