POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA MEGAOPERAÇÃO COM 114 ORDENS JUDICIAIS CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NAS REGIÕES SUDOESTE, SUL E NORTE PIONEIRO DO PARANÁ
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 60ª Delegacia Regional de Polícia de Dois Vizinhos, deflagrou na manhã desta sexta-feira (05) uma megaoperação contra 60 integrantes de uma organização criminosa que atua nas regiões Sudoeste, Sul e Norte Pioneiro do Estado.
A ação, que conta com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Penal do Paraná (PPPR), ocorre simultaneamente nos municípios de:
Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salto do Lontra, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Pato Branco, Coronel Vivida, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia, Itapejara D’Oeste, União da Vitória e Siqueira Campos.
Mais de 200 policiais, diversas viaturas, um helicóptero e cães de faro estão nas ruas para o cumprimento de 114 ordens judiciais, sendo 60 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca domiciliar. As medidas foram deferidas após representação da PCPR ao Juízo das Garantias da Comarca de Dois Vizinhos.
Dos 60 investigados, nove já estavam no sistema prisional, e recebem novos mandados de prisão, com buscas também sendo realizadas nas celas.
Segundo o delegado da PCPR, Rafael Tavares, as investigações iniciaram em outubro deste ano. O grupo é apontado como uma célula de uma organização criminosa de atuação nacional. No Paraná, os investigados estariam se articulando por aplicativos de mensagens para praticar homicídios, tráfico de drogas, venda de armas e repassar informações sobre operações policiais. Muitos dos alvos se identificavam como “disciplina” da facção, responsáveis por manter a ideologia, fiscalizar e punir integrantes.
A delegada da PCPR, Natália Morari, destacou que vários investigados possuem antecedentes criminais, muitos usam tornozeleira eletrônica e, mesmo assim, continuavam cometendo crimes. As apurações revelaram reuniões online entre os membros para planejar ações e prestar contas. Também circulava entre eles uma lista de integrantes considerados traidores, que estariam sendo procurados para serem punidos.
A Polícia Civil informará os resultados da operação DISCIPLINA 046 em coletiva de imprensa às 10h, na 60ª Delegacia Regional de Dois Vizinhos (Av. Rio Grande do Sul, 927, Centro), e posteriormente por meio da Assessoria de Comunicação da PCPR.