Alerta vermelho em Santa Catarina: ciclone extratropical provoca suspensão de aulas
Fonte: Jornal Razão
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta vermelho devido à formação de um ciclone extratropical em alto-mar, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e risco de temporais em diversas regiões do estado.
Por medida de segurança, as prefeituras de Praia Grande, Balneário Gaivota, Sombrio e Santa Rosa do Sul decidiram suspender as aulas das redes municipais nesta sexta-feira (7).
Até as 7h da manhã, não havia registro de estragos nas cidades atingidas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja para tempestades, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 100 mm por dia.
Os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo.
Segundo a Defesa Civil, as instabilidades começam a atuar ainda pela manhã nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, deslocando-se ao longo do dia em direção à Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Durante a madrugada de sábado (8), o risco de temporais diminui, mas há tendência de intensificação dos ventos no Litoral.
⚠️ O órgão estadual também alerta para riscos de cortes de energia elétrica, queda de árvores, danos em plantações e alagamentos.
A população deve evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas, e seguir as orientações oficiais.
Em caso de emergência:
-
Defesa Civil: 199
-
Corpo de Bombeiros: 193